Ballet Ponta

BALLET PONTA

Quando um bailarino chega a níveis avançados, e é dada a honra de vestir sapatilhas de ponta no lugar das sapatilhas macias (meia ponta). Este é um dos momentos mais esperados pela bailarina. O processo de adaptação pode ser muito difícil para algumas bailarinas. Para se alcançar esse doce sonho, é preciso muitos anos de trabalho sério e consciente e o corpo já ter uma formação músculo-esquelética definida e preparada.

O ensino do Ballet Clássico é permitido para crianças a partir de 4 anos de idade, sendo que até os 7 anos o  curso limita-se a aulas de criatividade e musicalidade, juntamente com uma introdução ao Ballet. Após os 08 anos de idade, o estudo da técnica do Ballet Clássico vai sendo implantado bem gradativamente, levando sempre em consideração a anatomia, a ossatura, enfim, a constituição física de cada criança.

O sustentar sobre as pontas não é somente uma evolução técnica, mas também uma adaptação do corpo a uma nova forma de equilíbrio, com a fortificação de ossos, tendões, ligamentos e músculos. Esse equilíbrio é adquirido de acorodo com o desenvolvimento do aluno gradativo nas aulas de Ballet Clássico. Sendo assim, o uso das sapatilhas de ponta se dá com 11 a 12 anos de idade, se a criança estiver preparada tecnicamente e fisicamente para receber tal esforço.