terça-feira, 11 de maio de 2010

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS

Uma atividade extremamente prazerosa e capaz de proporcionar um condicionamento físico muito bom. Melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminui a pressão arterial, melhora a circulação, perda calórica, fortalecimento muscular, proteção das articulações, atenua as dores e pode prevenir problemas futuros posturais e de artrose. Sem contar os efeitos psicossociais, já que possibilita um aumento do convívio social, podendo ajudar a desinibir, além de relaxar.
Em nossos dias cada vez mais toma-se consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo tipo de aprendizado que eles necessitam.
A dança na vida das crianças e adolescentes é fundamental, tanto para sua formação artística quanto para sua integração social.

As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. São também trabalhados aspectos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si.
A dança proporciona, na Educação, elementos significativos que favorecem o desenvolvimento do Ser Humano.

A dança é uma terapia para a alma. Basta observar com um pouco mais de atenção para perceber que os resultados vão muito além do bem-estar físico. Socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia, são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar o mágico mundo da dança. Mais do que técnica é preciso sentimento – e isso o ser humano tem de sobra.


“Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você.”


A citação de Santo Agostinho comprova que não é de hoje que a dança seduz gerações desde que o mundo é mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário